quarta-feira, 30 de março de 2016

Ginevra – Próximos Desafios


Encontro-me com o trabalho quase terminado. Faltando apenas os detalhes dos cachos e alguns ramos de folhas do junípero para pintar, a tela está quase feita. Porém, é justamente por causa dos detalhes dos cachos (Fig.1) que tenho procrastinado a conclusão dessa tela. Esta vai ser a tarefa mais árdua que tive em pintura até agora. Teoricamente sei que nada é diferente do que outras coisas que já fiz. Tudo se reduz a um jogo de luz e sombra, onde as cores mais escuras são postas primeiro, depois os meios tons, e por fim as luzes. O problema é que estes cachos são infinitamente finos, e irá exigir uma boa coordenação motora e olhar atento para executá-los. Mas se eu tiver êxito, sinto que poderei retratar quase qualquer coisa que quiser.

 
Fig. 1. Detalhes da obra original de da Vinci.

Na primeira postagem que fiz comentei que teria a tela pronta em um mês, mas agora vou tentar concluí-la até o fim da semana antes que o período acabe. O fator tempo também pesará na hora da execução, pois o tendo limitado, é preciso ser paciente ao trabalhar ao mesmo tempo atendendo as exigências de um período limitado.

Recapitulando algumas coisas que fiz nas últimas vezes que me sentei com essa tela, eu terminei o outro olho (Fig.2). Fiquei mais satisfeito com este atual, está mais alinhado em relação ao esquerdo.

Fig.2. Rosto com olho direito pronto.


Porém, depois de ter concluído o rosto, notei que havia um problema no ângulo do posicionamento dela (Fig.3). E como mostro nas duas imagens do busto abaixo, eu corrigi este problema delineando uma linha amarela, que estava indicando o quanto eu ia baixar a roupa dela, para poder dar a impressão de que estava inclinada.

Fig. 3. Busto com correções.


Isso muda ligeiramente a posição dela como pode ser visto na imagem abaixo, que é como a tela está atualmente:

Fig. 4. 

  Observando a obra original de Leonardo, eu também mudei um pouco a cor da vestimenta dela. Estava muito avermelhado. Então nas partes claras acrescentei mais amarelo cádmio à terra de siena, e também um pouco de vermelho cádmio, e na parte mais escura, coloquei mais azul ultramar e um pouco de preto também. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário